Arqueologia sonora – Clarence Carter

Clarence Carter: não tão famoso quanto Stevie Wonder ou Ray Charles

Clarence Carter: não tão famoso quanto Stevie Wonder ou Ray Charles

Falei do Clarence Carter outro dia e deu vontade de continuar. Afinal, o cara faz parte do seleto grupo de músico negros norte-americanos que, apesar da cegueira (de nascença, no caso dele) conseguiu trilhar uma brilhante carreira. Assim como Ray Charles e Stevie Wonder – mas bem menos famoso que os dois – Carter produziu muito soul bom de ouvir. Não dá pra dizer que o cara revolucionou a música, mas ele definitivamente criou alguns clássicos do gênero. Como muitos artistas dessa seara, Carter, que nasceu no Alabama em 1936,  sofreu amargamente com a chegada da disco nos anos 1970 e posteriormente o pop sintetizado dos anos 1980. O músico chegou inclusive a dar uma baita guinada em seu estilo, numa tentativa de soar mais contemporâneo, sofrendo bastante influência oitentista, mas com resultados mais curiosos do que efetivamente bacanas (veja o último vídeo). Está vivo até hoje, mas já não produz. Fica aqui mais uma contribuição ao seu legado.


Só uma observação: saber que Carter é cego de nascença aumenta consideravelmente a carga dramática dessa canção aqui debaixo, não?


This entry was posted in Arqueologia sonora and tagged , by O musicólogo. Bookmark the permalink.

About O musicólogo

Musicologia é o estudo científico ou mesmo a ciência da música. Considera-se musicologia a atividade do musicólogo enquanto ofício do pesquisador em música, diferenciando-se das outras duas grandes áreas da música: a invenção (ofício do compositor) e a interpretação/performance (ofício do instrumentista, cantor ou regente).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s