Originais & Originados – Jimmie & Vella x Capone-N-Noreaga x Hristu (?)

Hristu/Walama ou qualquer que seja o nome: quem diria que essa figura bizarra me apresentaria uma BAITA música?

Hristu, ou qualquer que seja o nome disso aí: quem diria que uma figura bizarra nascida na web me apresentaria uma BAITA música de 1968 travestida de uma pancada rap dos anos 2000?

Antes de mais nada, preciso dizer que essa história é bem fora do comum, mesmo pros elásticos padrões deste blog. Posto isto, vamos a mais um conto sobre músicas e suas versões.

Dia desses, perambulando pela web e pelas redes sociais, topei com um site de proposta franca e inusitada: levar o leitor de uma página inútil da internet a outra com o simples clique do mouse (em um botão candidamente ornamentado com a frase “TAKE ME TO A USELESS WEBSITE, PLEASE“). E foi assim, experimentando com o tal The Useless Web, que fui parar no Hristu.net. Olha, eu não sei qual o propósito dessa página (se é que há algum) além de exibir uma animação em Flash em loop eterno de uma criatura bizarra (porém divertida; essa aí em cima) – uma mistura de equino com dinossauro e minhoca ao mesmo tempo – “cavalgando” ao contrário,  enquanto toca um pequeno trecho (igualmente em loop infinito) de certa canção com batida pulsante e um enigmático vocal etéreo cantando repetidamente a frase “Yeah!”.

Fiquei louco pela música (tendo ouvido apenas alguns segundos – repetidas vezes enquanto assistia à “galopada” da criatura verde, é verdade, mas mesmo assim…).  Com a ajuda de um link para a loja online Amazon apontado pela própria página (com a frase “Buy This Song”) e de alguma pesquisa, descobri que o tal trecho fora extraído de “Invincible“, faixa do disco The Reunion (2000) da dupla de rappers norte-americanos Capone-N-Noreaga. Uma baita pancada sonora, aliás. Fiquei babando. “Ok! Problema resolvido!”, pensei. Mas quando vi comentários no YouTube sobre como Primo (alcunha do produtor DJ Premier, que produziu e mixou o disco dos caras) havia feito um bom trabalho na faixa, desconfiei de que se tratava de um sample (como costuma acontecer no rap).

Pesquisando mais um pouco, consegui chegar à original. E, rapaz, que felicidade. “Hey Boy Over There“, do álbum Heartbeat (1968), lançado pelo casal de produtores e compositores norte-americanos de funk e soul Jimmie & Vella, é uma gema de seu estilo. Uma linda canção soul cheia de emoção e pegada e com uma ginga que, apesar de monstruosa, não prejudica a ternura da faixa. É… Não foi à toa que DJ Premier escolheu essa aí pra dar um gás nos nos rapazes do CNN (como a dupla de rappers foi apelidada).

ORIGINAL – JIMMIE & VELLA – HEY BOY OVER THERE (1968)

  


ORIGINADA – INVINCIBLE – CAPONE-N-NOREAGA (2000)


ORIGINADA – ? – HRISTU.NET (?)

3 respostas para ‘Originais & Originados – Jimmie & Vella x Capone-N-Noreaga x Hristu (?)

  1. Eu escutei o albúm do grupo de rapers, e gostaria de dar um adentro sobre a faixa de número 10 titulada de Straight Like That.
    O instrumental, a mixagem, ou sei lá como devo chamar a sonoridade por trás do vocal, é uma “mixagem continua” de uma das composições de Mozart, e pode ser comparada por aqui: http://youtu.be/o_ruAEHpIdg na composição de Mozart, e aqui: http://youtu.be/LqVMsKgw8qQ, na música do CNN.

    Perdão caso haja um post sobre isso, realmente não sei. Mas gostaria de colocar em pauta. ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s