Originais & Originados – Sly & the Family Stone (1971) x Tribalistas (2002) – “Family Affair”/”Já Sei Namorar”

Sly & the Family Stone nos anos 1970: "Family Affair" virou "Já Sei Namorar"?

Sly & the Family Stone nos anos 1970: “Family Affair” virou “Já Sei Namorar”?

A história a seguir poderia me render mais um Time Capsule, por um lado, e um É ruim, mas eu gosto, por outro. Quem sabe mais pra frente? Bem…

Quando foi que você imaginou ouvir Sly & the Family Stone e Tribalistas na mesma frase? Pois aconteceu. Acompanhe.

Em 2002, os cantores e compositores brasileiros Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes se reuniram numa espécie de “supergrupo” tupiniquim, os Tribalistas, e lançaram seu primeiro e único disco. Tribalistas (2002; EMI) vendeu mais de 2 milhões de cópias com sua mistura de música brasileira, pop e eletrônica e emplacou pelo menos três hits, executados à exaustão em rádios, programas de TV e eventos. O mais popular entre eles, a grudenta “Já sei namorar“, no entanto, além de ajudar nas vendas do álbum, acabou criando uma baita dor de cabeça pra Monte, Brown e Antunes.

Acontece que, em 2003, pouco depois do lançamento de Tribalistas, começaram a perceber supostas semelhanças entre o maior sucesso do trio e um outro grande hit do passado, “Family Affair“, lançada em 1971 pelo grupo norte-americano de funk, rock e soul Sly & the Family Stone em seu famoso álbum There’s a Riot Goin’ On. Uma notícia da época dá conta de que a Sony Music, então detentora dos direitos da banda americana no Brasil, chegou a entrar com um processo contra o trio brazuca e a gravadora EMI. Não sei dizer, no entanto, qual foi o fim desse imbróglio jurídico.

Comparando as canções, definitivamente dá pra perceber uma semelhança, principalmente na melodia e andamento do vocal no início de ambas, mas não sei dizer se houve plágio, inspiração, referência, homenagem ou qualquer coisa do gênero. Será que foi mera coincidência? Ouça as músicas abaixo e deixe sua opinião. Esse vídeo, que coloca trechos das duas músicas em sequência, também pode ajudar. E aí?

ORIGINAL – SLY & THE FAMILY STONE – FAMILY AFFAIR (1971)

ORIGINADA – TRIBALISTAS – JÁ SEI NAMORAR (2002)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s